Última alteração: 2021-05-07
Resumo
Relato de pesquisa em andamento que visa estudar as características da terminologia farmaquímica presente em rótulos de cosméticos no Brasil, com a intenção de propor uma linguagem documentária que facilite a comunicação entre fabricantes e consumidores, por meio da tradução da terminologia de especialidade para uma linguagem compreensível para o público leigo. O estudo fundamenta-se teoricamente a partir da Terminologia como área de estudo vinculada à Linguística, dos conceitos e aplicações das linguagens documentárias, como temas de interesse das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação e sobre os dispositivos legais que regulamentam o conteúdo de rótulos e embalagens de produtos cosméticos no Brasil. Foi realizada uma pesquisa empírica que resultou na identificação de cerca de 230 termos técnicos que aparecem em rótulos de cosméticos, sua descrição científica e o efeito cosmético esperado de seu uso. Como resultados, percebemos que as embalagens trazem, como estratégia mercadológica de seus fabricantes, a utilização de termos em língua estrangeira, renomeação de substâncias comuns para aparentar exclusividade ou inovação, a utilização de sinônimos menos conhecidos e o próprio termo técnico como estratégia comercial, o que traz como consequência, a falta de efetividade na comunicação das embalagens.
Palavras-chave
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