Plataforma Sinforgeds Brasil, VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DA TERMINOLOGIA FARMAQUÍMICA SOBRE COSMÉTICOS NO BRASIL
Hamilton Rodrigues Tabosa, Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardoso, Vitória Maria Santiago dos Santos, Ronieri Figueiredo Alencar, Kelvilane Elen Carvalho Inácio, Pedro Ivo Vieira Mota

Última alteração: 2021-05-07

Resumo


Relato de pesquisa em andamento que visa estudar as características da terminologia farmaquímica presente em rótulos de cosméticos no Brasil, com a intenção de propor uma linguagem documentária que facilite a comunicação entre fabricantes e consumidores, por meio da tradução da terminologia de especialidade para uma linguagem compreensível para o público leigo. O estudo fundamenta-se teoricamente a partir da Terminologia como área de estudo vinculada à Linguística, dos conceitos e aplicações das linguagens documentárias, como temas de interesse das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação e sobre os dispositivos legais que regulamentam o conteúdo de rótulos e embalagens de produtos cosméticos no Brasil. Foi realizada uma pesquisa empírica que resultou na identificação de cerca de 230 termos técnicos que aparecem em rótulos de cosméticos, sua descrição científica e o efeito cosmético esperado de seu uso. Como resultados, percebemos que as embalagens trazem, como estratégia mercadológica de seus fabricantes, a utilização de termos em língua estrangeira, renomeação de substâncias comuns para aparentar exclusividade ou inovação, a utilização de sinônimos menos conhecidos e o próprio termo técnico como estratégia comercial, o que traz como consequência, a falta de efetividade na comunicação das embalagens.


Palavras-chave


Terminologia de especialidade; Terminologia farmaquímica; Vocabulários controlados

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Regularização de produtos - Cosméticos: rotulagem. 2019. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/cosmeticos/produtos/rotulagem. Acesso em: 30 maio 2019.

 

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). RDC n° 07: requisitos técnicos para a regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. 2015. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2867685/RDC_07_2015_.pdf/. Acesso em: 30 maio 2019.

 

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). RDC n° 259: rotulagem de alimentos embalados. 2002. Disponível em: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 05 mar. 2018.

BISCALCHIN, Ricardo. A terminologia e a tradução na construção de vocabulário controlado multilíngue. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 136-149, 2014.

 

CERVANTES, Brígida Maria Nogueira; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RUBI, Milena Polsinelli. Terminologias em política de indexação. Ibersid: Revista de Sistemas de Información y Documentación, v. 2, p. 211 - 221, 2008.

 

CINTRA, Anna Maria Marques; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira; LARA, Marilda Lopes Ginez de; KOBASHI, Nair Yumiko. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. 92 p. (Coleção Palavra-Chave, 4).

 

GALEMBECK, Fernando; CSORDAS, Yara. Cosméticos: a química da beleza. Disponível em: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_cosmeticos.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

 

KRIEGER, Maria da Graça FINATTO, Maria José Bocorny. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo, SP: Contexto 2004. 223 p.

 

KURAMOTO, Hélio. Sintagmas nominais: uma nova proposta para a recuperação de informação. DataGamaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 1, 2002.

 

LARA, Marilda Lopes Ginez de. Diferenças conceituais sobre termos e definições e implicações na organização da linguagem documentária. Ciência da Informação, v. 33, n. 2, 2004.

 

PAVEL, Silvia; NOLET, Diane. Manual de terminologia. Canadá: Ministério de Obras Públicas e Governamentais do Canadá, 2002.

 

SCHIESSL, Marcelo; SHINTAKU, Milton. Sistemas de organização do conhecimento. In: ALVARES, Lilian (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Editores, 2012.


Texto completo: XML